Receitas
De acordo com o IBGE, atualmente 58 milhões de pessoas do nosso país vivem em situação de insegurança alimentar, enquanto outras 14 milhões simplesmente não tem o que comer. O que se torna uma grande contradição, uma vez que metade da produção de alimentos do Brasil não vai parar no prato de quem não tem o que comer, mas sim no lixo.
Em torno de 26 milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora por dia. E também há o detalhe de que, desde sair da plantação até chegar ao consumidor, perde-se 30% da produção de grãos, 35% das frutas e metade das hortaliças. Isso comprova que o problema não está apenas no consumidor, que vê o produto estragando e já o joga no lixo, mas sim numa estrutura mais ampla e errônea, que afeta também os índices de desenvolvimento econômico no país, além de causar impactos ambientais e sociais.
Isso, porém, não significa que cada consumidor deva relaxar ou mesmo parar de se importar, muito pelo contrário. É em meio a esse quadro que a preocupação deve se intensificar, e as atitudes em prol do corte de desperdícios também.
A ONG Maná faz arrecadações de alimentos para ajudar as instituições necessitadas. Porém, também semeia a ideia do não desperdício. E essa parte, cada um pode exercer em sua própria vida. São detalhes muito simples, que todos podem pôr em prática em suas casas, para ajudar nesse ato tão benéfico que é o aproveitamento integral ou reaproveitamento de alimentos, que evitam o desperdício.
Devido a isso, a Maná separou em seu site, para auxílio na divulgação dessa ideia, algumas receitas realmente muito boas, que te ensinam a evitar o desperdício em seu próprio lar. Porque se cada um fizer sua parte, se todos se conscientizarem, juntos poderemos atingir nosso simples, porém muito árduo objetivo. Contamos com a ajuda de todos.
Armazenando cada alimento de certo maneira específica, é possível conservá-lo por mais tempo. As dicas mais básicas seriam:
Conservação de hortaliças: lavando-as bem, secando-as e guardando-as na geladeira, elas podem durar até uma semana.
Conservação de frutas: deve-se deixa-las em lugares frescos e secos, nunca expostas ao sol. Também podem ser guardadas na geladeira, mas preferencialmente nas prateleiras inferiores.
Conservação de legumes: também podem ser guardados na geladeira, mas preferencialmente nas gavetas inferiores.
Existem também quantidades recomendadas para o preparo dos alimentos, para que sejam reduzidos os números de sobras a serem dispensados:
Arroz: para quatro porções, basta uma xícara de chá;
Feijão: uma xícara e meia de chá rendem quatro porções;
Macarrão: deve-se calcular 150g por pessoa;
Purê de batatas: seis batatas pequenas rendem quatro porções;
Bife: um bife de contra-filé pesa cerca de 150g, e casa pessoa come de um a dois bifes;
Estrogonofe: 600g de carne rendem quatro porções.
É menos complicado do que se imagina, preparar receitas se utilizando daquilo tudo que, na maioria das vezes, descartaríamos sem nem pensar. E na verdade, é possível utilizar os mais diversos alimentos para tal. Uma fruta que já esteja quase passada pode facilmente se transformar numa geleia. Sobras de arroz podem ser aproveitadas para bolinhos, por exemplo. Portanto, vale a pena conferir as mais variadas receitas que a ONG Maná separou especialmente para que você, e coloca-las em prática na sua cozinha sempre que possível. Não haverá arrependimentos, e auxiliará na diminuição dos desperdícios e no maior aproveitamento de tudo.
Receitas
Torta de Repolho
—————
Croquete de chuchu
—————
Bolinho de casca de banana
—————
Bolinho de arroz
—————
Bife de casca de banana
—————
Batata frita com casca
—————
Assado de cascas de chuchu
—————
Almeirão com sobras de arroz
—————
Contato
ONG Maná Logística de AlimentosAv. União dos Ferroviários, 1760
Jundiaí
13201-160
ongmana@live.com